Noticias

Fanfarra escolar: cultura, disciplina e pertencimento nas redes públicas

A música é uma linguagem universal capaz de unir, emocionar e transformar. Segundo Valdemar Abila, fundador da empresa, a fanfarra vai além da introdução musical — ela fortalece vínculos, promove disciplina e estimula o protagonismo dos estudantes. E nas escolas públicas, ela também pode ser uma poderosa ferramenta de aprendizagem, identidade e inclusão. Com essa visão, a Brink Mobil, referência nacional em equipamentos educacionais, fornece equipamento para fanfarras escolares, alinhadas à BNCC e ao projeto pedagógico das redes públicas. 

Por meio da formação musical e do trabalho coletivo, a fanfarra contribui diretamente para o desenvolvimento da sensibilidade, da percepção auditiva, da imaginação e do senso de responsabilidade. É uma experiência que conecta arte e cidadania dentro do espaço escolar.

Fanfarra como expressão de cultura e identidade

A proposta da fanfarra escolar envolve não apenas a execução de músicas, mas a construção de um espaço de valorização da cultura local e da expressão artística. Ao participar de ensaios, apresentações e atividades musicais, os alunos desenvolvem habilidades técnicas e emocionais, aprendem a ouvir o outro, a respeitar o ritmo coletivo e a se orgulhar do seu papel na escola.

De acordo com Valdemar Abila, a música permite que os estudantes se reconheçam enquanto grupo e fortaleçam seu senso de pertencimento à comunidade escolar. A fanfarra cria oportunidades para que talentos sejam descobertos e valorizados, contribuindo para a formação de uma escola mais viva, participativa e inclusiva.

Instrumentos, materiais e apoio pedagógico integrados

A solução de fanfarra da Brink Mobil é composta por uma variedade de instrumentos musicais cuidadosamente selecionados para atender às necessidades da educação básica. Cada conjunto é acompanhado por uma coletânea de apostilas com sugestões de atividades específicas para os instrumentos, permitindo que os professores conduzam o processo de forma didática, criativa e alinhada ao currículo.

Além dos materiais físicos, a empresa oferece assessoria formativa, com capacitação presencial e online, orientações práticas e acompanhamento contínuo da implementação. Essa formação apoia os educadores na utilização dos recursos musicais e fortalece a aplicação de estratégias pedagógicas eficazes.

Brink Mobil acredita na fanfarra como ferramenta de identidade, disciplina e expressão.
Brink Mobil acredita na fanfarra como ferramenta de identidade, disciplina e expressão.

Valdemar Abila destaca que investir em formação é tão importante quanto fornecer os instrumentos. Por isso, a Brink Mobil acompanha os estados e municípios em todas as etapas, desde o planejamento até a consolidação da fanfarra como parte ativa do projeto pedagógico.

Disciplina, cooperação e protagonismo

Participar de uma fanfarra exige comprometimento, ensaio, concentração e cooperação. Essas vivências promovem a autodisciplina e o senso de responsabilidade entre os estudantes. Além disso, favorecem o desenvolvimento de competências socioemocionais como empatia, respeito à diversidade, escuta ativa e resiliência.

Valdemar Abila afirma que a fanfarra é uma das experiências escolares que mais favorecem o protagonismo dos alunos. Ao assumirem papéis dentro do grupo musical, eles desenvolvem confiança, aprendem a lidar com o coletivo e constroem relações positivas com seus colegas e com o ambiente escolar.

Arte que transforma a rotina escolar

Inserir a música como parte do currículo é ampliar o alcance da educação pública. Com a fanfarra, a escola se torna palco de descobertas, talentos e valores que marcam a trajetória dos estudantes. Estados e municípios que adotam essa proposta encontram na Brink Mobil uma parceira para criar ambientes onde a cultura, a arte e a aprendizagem caminham juntas.

Com equipamentos de qualidade, apoio pedagógico estruturado e compromisso com a transformação social por meio da educação, a Brink Mobil reafirma seu papel ao lado dos estados e municípios. E, como frisa Valdemar Abila, cada batida de tambor ou acorde de instrumento é um passo a mais na formação de cidadãos conscientes, sensíveis e preparados para o mundo.

Autor: Igor Kuznetsov

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo