Noticias

Infertilidade: os desafios mais enfrentados por quem não pode ter filhos

Todos os anos, milhares de pessoas enfrentam desafios gerados pela infertilidade, afinal, ter filhos é o sonho de muita gente. Para o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior, mestre em Ciências da Saúde, essa condição pode não incomodar alguns, visto que não gera nenhum dano à saúde. No entanto, para quem deseja formar uma família, a infertilidade acaba sendo uma grande pedra no caminho. Quer entender por quê? Leia este artigo até o final!

O que é infertilidade?

Em linhas gerais, a infertilidade refere-se à dificuldade e/ou incapacidade de engravidar, considerando o período de um ano de vida sexual ativa sem a utilização de métodos contraceptivos. As causas, segundo o Dr. Orcione Guimarães Júnior, podem ser diversas e podem estar atreladas às condições genéticas, hormonais, fisiológicas ou de comportamento (ex.: abuso do álcool e drogas) tanto do homem, quanto da mulher.

Além disso, trata-se de um problema de saúde considerado comum, visto que, no Brasil, 8 milhões de pessoas, aproximadamente, sofrem com a infertilidade. Nesse sentido, presume-se que é esse, também, o número aproximado de pessoas que possuem um sonho em comum: engravidar e formar uma família.

Principais desafios gerados pela infertilidade

A seguir, apresentaremos uma lista com os principais desafios enfrentados por quem é infértil. No entanto, o renomado médico especialista Orcione Ferreira Guimarães Júnior ressalta que, apesar disso, nem tudo está perdido. Isso porque, com o avanço da medicina, hoje é possível fazer diversos tratamentos para engravidar, além de que, a adoção é uma opção. 

  1. Pressão social

Sem mais delongas, a pressão social é um importante desafio. Para o Dr. Orcione Guimarães Júnior, não são raros os casos de casais que recebem, todos os dias, enxurradas de perguntas sobre gravidez, sendo elas acusativas, geradas pela curiosidade ou pelo desejo de receber mais membros na família, por exemplo — no caso dos pais ou irmãos do casal infértil.

  1. Desgaste emocional

Não só as tentativas incansáveis e sem resultados, mas também a pressão social sofrida pelas pessoas inférteis, levam ao desgaste emocional. Além disso, a pressão pessoal e o sentimento de culpa também é muito comum para quem é infértil, de modo que todas essas razões, em conjunto, podem desencadear problemas psicológicos como depressão ou ansiedade.

  1. Desistência/adaptação de um sonho

Por último, mas não menos importante, o renomado Orcione Ferreira Guimarães Júnior explica que a desistência ou adaptação do/ao sonho de ser pai ou mãe acaba sendo outro grande desafio. Isso porque, muitas pessoas não sabem das possibilidades criadas pela medicina, bem como não resistem à pressão social e desgaste emocional. 

Por essa razão, é interessante conscientizar quem é infétil. Para isso, não deixe de acessar os canais digitais do Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior, assim, basta procurar por mais informações ou entrar em contato. Confira:

Site:   www.clinicadrorcione.com 

Instagram: @drorcionejunior    

Whatsapp:  wa.me/message/WRPY3TZTYVH3L1

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo