Para Aldilene Francisca de Moraes, as ervas são utilizadas como medicinais desde os primórdios. Ainda assim, existem muitas espécies que ainda estão sendo descobertas e utilizadas como tratamento de curas, problemas crônicos, estimulantes e relaxantes. Um ótimo exemplo de erva que contribui com esse último modelo, ou seja, o de relaxar, é a famosa camomila.
Na maioria das vezes, as pessoas que desejam dormir melhor ou controlar a ansiedade costumam ferver uma caneca de água e misturar com essa erva, e desde sempre, essa planta foi utilizada para esse fim. Mas, e se dissermos que a camomila também pode ser usada para acalmar os bebês, você acreditaria? Neste artigo, apresentaremos, além da explicação propriamente dita, o método mais simples para realizar tal ato. Logo, se você tem um recém-nascido em sua casa e quer conhecer um truque para deixá-lo ainda mais calmo, vale a pena ler o texto até o final!
Conheça a Matricaria chamomilla, a famosa camomila
Para começar, que tal conhecer um pouco mais sobre essa espécie de planta? Para os que ainda não conhecem, a Matricaria chamomilla é o nome científico da camomila. Conforme explica Aldilene Francisca de Moraes, essa é uma planta que possui um núcleo amarelo e pétalas brancas ao redor, bastante parecida com a margarida. Resumidamente, ela possui propriedades para tratar problemas, como:
- Insônia;
- Má digestão;
- Cólicas.
Qual o maior benefício dessa erva
Para além desses tipos de tratamento, é possível observar que a camomila também é ótima para tratar a ansiedade. Com ela, é possível diminuir as chances de desenvolver transtornos mentais, estresse e problemas no estômago. Todos esses, na verdade, são causas geradas pelo mau funcionamento do cérebro, ou seja, essas doenças são desenvolvidas quando um indivíduo está em constante agitação.
De que maneira essa espécie de planta consegue acalmar um bebê
E sabendo que a camomila contribui com a ansiedade, você deve estar se perguntando de que modo essa erva pode acalmar um bebê, se dificilmente eles sofrem de ansiedade. Bom, conforme pontua Aldilene Francisca de Moraes, ainda que seja raro ver um recém-nascido sofrendo por causa disso, é bem comum notar que são eles que se apresentam mais agitados em alguns momentos, e isso ocorre, principalmente, por causa das mudanças e rotinas em que eles estão sendo expostos diariamente.
Logo, é possível perceber que eles apresentam uma irritabilidade maior. Mas como seria possível dar camomila à uma criança? Ora, garantimos que não é fervendo água quente, colocando a erva e duas colheres de chá de açúcar, e colocando em uma xícara que você fará isso. Para falar a verdade, esse ato precisa ser feito durante o banho. Isso porque, tanto o vapor da água, quanto às propriedades da própria planta podem passar os benefícios tranquilizantes para o neném. A seguir, você verá um passo a passo para fazê-lo.
Passo a passo para tranquilizar o recém-nascido
A primeira etapa para tranquilizar um recém-nascido através das propriedades da Matricaria chamomilla é despejando um pouco dessa erva em uma banheira, e em seguida, adicionando a água do banho na temperatura ideal para a criança. Depois, você dará o banho normalmente e tranquilamente, e perceberá que os ânimos do bebê estarão mais baixos. Inclusive, conforme comenta Aldilene Francisca de Moraes, você também pode utilizar dessa estratégia para ter momentos mais relaxantes, o que acha?